O Sal e a Agua
Havia um rei que tinha três filhas e um dia perguntou-lhes qual delas era mais sua amiga. Cada uma delas teve uma resposta diferente. A mais velha respondeu-lhe que o seu pai era mais importante que o próprio sol. A filha do meio, disse que gostava mais do seu pai do que de si própria. Para terminar, a mais nova fez uma comparação que para ela o seu pai era tão importante como o sal para a comida. No entender do rei a filha mais nova não o amava tanto como as outras, mandou-a embora do Palácio. Com esta atitude do pai a princesa andava pelo mundo sozinha e triste, até que chegou ao palácio de um rei e se ofereceu para ser cozinheira.
Um dia o rei ao abrir um pastel bem feito encontrou lá um anel de grande valor, perguntou a todas as damas da corte se o anel era de alguma delas, mas este não serviu a nenhuma, mandou então chamar a cozinheira e o anel servia-lhe. O príncipe apaixonou-se pela cozinheira pensado que ela era da nobreza.
A partir daí o príncipe passou a espiá-la porque ela só cozinhava às escondidas, vendo-a com vestidos de princesa, então chamou o rei para ambos verem o caso. Foi aí que o rei deu autorização ao seu filho para casar com a cozinheira, mas ela meteu a condição que só casaria se fosse ela a cozinhar a boda. Para a festa de noivado foi convidado o rei das três filhas, ou seja pai da princesa que se ia casar. A princesa cozinhou o jantar mas no do seu pai não colocou sal de propósito. Todos os convidados comiam com satisfação menos o rei pai da princesa. Então ao ver tal acontecer o dono da casa perguntou-lhe porque ele não comia e o rei respondeu-lhe que a comida não tinha sal não sabendo que estava a assistir ao casamento da sua filha mais nova.
O rei, dono da casa, mandou chamar a cozinheira para saber o porquê da comida não ter sal. A cozinheira ao chegar-se à mesa vestida de princesa seu pai reparou que era a sua filha mais nova, então confessou que a culpa era dele pois não tinha percebido o quanto a sua filha o