Jamaica
A Jamaica é uma ex-colônia britânica, cuja independência foi obtida em 1962. Atualmente, o país integra a Comunidade Britânica (organização formada pelo Reino Unido e suas antigas colônias).
Em consequência da grande quantidade de escravos trazidos para o território jamaicano no período colonial, atualmente, cerca de 90% da população nacional é descendente de escravos africanos. Esse aspecto influencia diretamente na cultura local, com manifestações culturais como a capoeira (luta e dança), o reggae (estilo musical) e o rastafári (doutrina religiosa que prega a superação da opressão contra os negros e considera a Etiópia, país da África, sua nação sagrada).
A Jamaica não possui uma economia desenvolvida. A agricultura é uma das principais atividades econômicas do país, com enfoque para o cultivo de diversos produtos, tais como: cana-de-açúcar, cacau, café, milho, mandioca, banana, tabaco e diversas frutas. O setor industrial jamaicano é representado pela indústria de alimentos, tecidos, cimento e máquinas agrícolas. Outro destaque se encontra na mineração, cujo principal produto é a bauxita, fato que caracteriza o país como sendo o quarto maior produtor mundial, refletindo diretamente na atividade ligada à exportação.
O turismo também atua de forma relevante, uma vez que o país atrai milhões de visitantes em virtude de suas belas praias. Esse grande potencial turístico proporcionou investimentos em infraestrutura (hotéis, sistema de transporte, comunicação, etc.) visando à satisfação dos visitantes.
Dados da Jamaica:
Extensão territorial: 10.990 km²
Localização: América Central
Capital: Kingston
Clima: Tropical
Governo: Monarquia parlamentarista
Divisão administrativa: 13 paróquias
Idioma: Inglês (oficial)
Religião: Cristianismo - 84% (sem filiação -