Nervo Ciático
Primeiramente vamos entender o que é Sociologia.
O termo “sociologia” foi criado por Augusto Comte, cuja intenção era unificar várias áreas do conhecimento, como psicologia, economia, etc. (Sociologia: Socio = Pessoas Logia =Estudo Pessoas. Estudo das pessoas.) Portanto Sociologia é uma ciência pertencente ao grupo das ciências sociais e humanas que procura explicar as relações entre indivíduos e grupos de indivíduos dentro da comunidade, incluindo o estudo das formas de associação e interação que ocorrem na sociedade.
A sociologia abrange o estudo dos grupos sociais, da divisão da sociedade em camadas sociais, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade etc. No seu processo de análise, a sociologia procura identificar padrões e caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, observando o que é repetitivo e procurando daí fazer generalizações teóricas. Para isso, os sociólogos fazem uso frequente de técnicas quantitativas como a estatística para desenvolverem modelos teóricos para explicar os fenômenos sociais e a forma como os indivíduos respondem a alterações na sociedade.
No básico
Sociologia: Estudo sobre como viver em uma sociedade, como se portar perante isso e como pensar e refletir sobre conceitos de uma sociedade.
Sociologia é uma matéria básica do circuito de saúde, mas de grande importância, pois ela irá fazer com que o profissional da área de saúde venha entender os grupos a quem atende. Afinal, um profissional da área de saúde, por exemplo, um fisioterapeuta irá trabalhar com seres humanos. Podendo assim enfrentar problemas referentes a questões sociais, comportamentais ou emocionais. Por mais que esse profissional não irá tratar este tipo de problema, mas saberá reconhecer e fazer o encaminhamento adequado.