Localização do plexo braquial e do nervo ciático
Plexo Braquial: é o conjunto de cinco raízes nervosas que saem da medula ao nível da região cervical, pescoço, para formarem todos os nervos que dão movimentação para os membros superiores. Essas raízes misturam entre si terminando nos principais nervos do membro superior.
Assim, o nervo superior é inervado pelo plexo braquial situado no pescoço e na axila, formado por ramos anteriores dos quatro nervos espinhais cervicais inferiores ( C5, C6,C7,C8), e do primeiro torácico (T1). O plexo braquial tem localização lateral a coluna cervical , e situa-se entre os músculos escalenos anterior e médio, posterior e lateralmente ao músculo esternocleidomastóideo.
Fonte: Atlas de Anatomia Humana- Netter www.auladeanatomia.com/neurologia/braquial www.youtube.com/watch?v= EPb0PXL5gYg- plexo braquial
Nervo Ciatico: é o maior nervo do corpo humano. Estende-se pela face posterior do quadril, desce por trás da coxa e do joelho de cada perna até alcançar o dedo maior do pé (hálux). Ele é responsável em grande parte pela inervação sensitiva, motora e das articulações dos membros inferiores.
Denominado também de nervo isquiático, é o maior nervo do corpo, e forma a maior parte do plexo sacral. Tem sua origem nos ramos ventrais primários dos nervos L4,L5,S1,S2,S3.
O nervo isquiático tem seu trajeto marcado pela passagem por um importante ponto de referência dos membros inferiores. Ele passa, na região distal da coxa, pela fossa poplítea, onde o nervo isquiático se bifurca nos nervos tibial, medialmente, e fibular comum.
Fonte: www.auladeanatomia.com/neurologia/sacral.htm