Sistema nervoso
Conceito – Constitui o estudo do Sistema Nervoso
SISTEMA NERVOSO
O Sistema Nervoso é assim denominado por ser constituído por um tecido especializado em receber e enviar estímulos, que é formado por células conhecidas como Neurônios.
NEURÔNIOS
Também conhecidos como Células Nervosas, apresentam um corpo celular, do qual saem prolongamentos que podem ser denominados dendritos ou prolongamentos citoplasmáticos, e axônios ou cilindro-eixos.
Estas células apresentam duas propriedades fundamentais:
IRRITABILIDADE: Propriedade de ser sensível a um estímulo, permite a uma célula detectar as modificações ocorridas no meio ambiente.
CONDUTIBILIDADE: Propriedade de propagar um impulso da região onde recebeu um estímulo, até uma outra região qualquer.
TIPOS DE NEURÔNIOS SEGUNDO A FUNÇÃO
AFERENTE - Conduz o impulso nervoso sensitivo a uma determinada área do Sistema Nervoso Central (da periferia para o SNC).
EFERENTE - Conduz o impulso nervoso motor do Sistema Nervoso Central até uma outra área qualquer (parte do SNC para a periferia).
ORIGEM EMBRIONÁRIA DO SISTEMA NERVOSO
O Sistema Nervoso é constituído a partir de vesículas primordiais, que são dilatações originadas do tubo neural. Estas dilatações recebem o nome de prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo.
Com o desenvolvimento do feto, ocorrem subdivisões: o Prosencéfalo subdivide-se em Telencéfalo e Diencéfalo, dando origem ao cérebro. O Mesencéfalo não sofre subdivisão e o Rombencéfalo dará origem ao Metencéfalo e ao Mielencéfalo. Daí surgem as seguintes relações:
Vesículas
Estruturas Relacionadas
Cavidades Relacionadas
Primordiais
Após Divisão
Prosencéfalo
Telencéfalo
Hemisférios Cerebrais
Ventrículos Laterais
Diencéfalo
Paredes do 3º Ventrículo
Terceiro Ventrículo
Mesencéfalo
Mesencéfalo
Pedúnculos Cerebrais
Tecto do Mesencéfalo
Aqueduto Cerebral
Rombencéfalo
Metencéfalo
Ponte e Cerebelo
Quarto Ventrículo
Mielencéfalo