Trabalho Sistema Nervoso Perif Rico
INTRODUÇÃO 4
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO 5
1. NERVOS CRANIANOS 5
1.1. NERVO OLFATÓRIO (I PAR) 6
1.2. NERVO ÓPTICO (II PAR) 6
1.3. NERVO OCULOMOTOR, (III PAR); TROCLEAR, (IV PAR) E ABDUCENTE, (VI PAR) 7
1.4. NERVO TRIGÊMEO (V PAR) 8
1.5. NERVO FACIAL (VII PAR) 9
1.6. NERVO VESTÍBULO-COCLEAR (VIII PAR) 9
1.7. NERVO GLOSSOFARÍNGEO (IX PAR) 10
1.8. NERVO VAGO (X PAR) 11
1.9. NERVO ACESSÓRIO (XI PAR) 12
1.10. NERVO HIPOGLOSSO (XII PAR) 12
2. NERVOS ESPINHAIS 13
2.1. PLEXO CERVICAL 13
2.2. O PLEXO BRAQUIAL 14
2.3. O PLEXO LOMBAR 15
2.4. O PLEXO SACRAL 17
CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
INTRODUÇÃO
Será abordado neste trabalho, sobre o “Sistema Nervoso Periférico”, sendo os 12 pares de nervos cranianos e os 31 pares de nervos espinhais, onde abordará detalhes de conhecimentos adquiridos pelos pesquisadores. Retratará as principais partes dos nervos cranianos e também dos nervos espinhais e como são conectados através da medula espinhal e sua redistribuição para as demais regiões do corpo humano.
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
O Sistema Nervoso periférico é responsável pela transmissão dos estímulos do corpo ao cérebro e vice-versa; compreende as fibras motoras e sensitivas dos nervos espinhais e cranianos, e também os gânglios. Os nervos apresentam-se aos pares, porque um deles (nervo sensitivo) transporta o estímulo e o outro (nervo motor) a resposta. Alguns nervos cranianos apresentam-se de forma diferente, com os nervos acumulando a função sensitiva e motora (nervos mistos). Os nervos espinhais localizam-se dentro do canal vertebral e saem pelos forames intervertebrais.
Todos os nervos ramificam-se e como as células do corpo localizam-se próximo a uma ramificação nervosa, possibilita às células enviar e receber os estímulos de forma contínua.
O SNP pode ser classificado pela sua composição (anatomia) ou de acordo com o que faz (fisiologia). A classificação anatômica divide os nervos em cranianos e espinais e a classificação fisiológica abrange