Mangue Beat
Fichamento Mangue Beat
Folclore 1 - manhã
[Digite o nome do autor]
Mangue Beat: húmus cultural e social
No início dos anos 9O, a cidade de Recife vive um renascer no campo da música com a chegada do movimento musical Mangue Beat, que tem como principais atores jovens da periferia. Através da música esses jovens adquirem uma forma de expressão e assim se afirmam como cidadãos. Através do Mangue Beat a música é analisada como uma forma de pensar o presente, o ser humano e sua sociabilidade. A música é sempre historicamente situada e socialmente condicionada, associada às diferentes fontes extra musicais que são a ocasião e o fundamento (SUPICIC, 1957, p.19). Neste sentido, tentamos evitar reduzir a função vital da música tanto na sua face dionisíaca como na apolínea. O aparente desequilíbrio que esses dois aspectos exercem na história mostra justamente o enraizamento da música na dialética da vida humana, onde pulsão e razão andam lado a lado, mantendo as suas contradições.
A partir desse posicionamento sociológico buscamos mostrar a riqueza humana, artística e social que emana do Mangue Beat. Procuramos visualizar o particular dentro do universal, sem, no entanto perder de vista a especificidade do particular. Mangue Beat: húmus cultural e social relações que ligam uns aos outros.
O objetivo é não sacrificar os aspectos teóricos do fato social em geral, nem os aspectos específicos do musical, que se encontram além do social, e sim conseguir colocar em evidência as suas interdependências. Tentaremos mostrar que tipos de relações sociais nasceram com o advento do Mangue Beat.
Movimento Mangue Beat
A escolha deste movimento como objeto de estudo se deu pela sua amplitude, que ultrapassou os muros da sua cidade de origem, Recife, e se alastrou por outras cidades do Brasil. Neste sentido, o comparamos ao Quilombo dos Palmares. Por esse aspecto podemos defini-lo como um.
O nome do movimento assim como o seu manifesto publicado na