O Teorema Katherine
Quando ele é abandonado pela décima nona namorada, fica profundamente abalado. A um passo de entrar na faculdade, Colin não quer sair do seu quarto. Porém um amigo (Hassan) o convence a realizar uma viagem durante as férias de verão com o carro de Colin, “carinhosamente” chamado de Rabecão de Satã.
Pegando a estrada, sem rumo definido, apenas com um bloquinho de notas no bolso e seu companheiro como parceiro de viagem, o garoto, que é obcecado por anagramas encontra então seu real propósito. Ele então decide que deve criar e demonstrar a autenticidade do Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines. Assim, ele conseguirá saber com bastante antecedência, por meio de um idioma cósmico da Matemática, o final de todas as relações amorosas. A grande vantagem disso é que ele pode saber de tudo isso em um momento anterior ao seu primeiro encontro.
Seu descobrimento revelador se tornará histórico e irá eliminar a constante desvantagem que se encontravam os que eram deixados em relação aos que deixavam. Este teorema irá elevar Colin