Plantas
As prateleiras dos supermercados estão cada vez mais dominadas pelos produtos naturais. Os orgânicos, assim denominados por não receberem nenhum tipo de adubo químico nem agrotóxico, podem chegar a custar o dobro do preço do alimento “convencional”. A principal motivação para um brasileiro pagar o dobro do preço por frutas e legumes orgânicos não tem respaldo científico: na percepção leiga, esse tipo de alimento seria mais saudável por não ter agrotóxicos envolvidos no processo de cultivo. As pesquisas já concluíram não haver evidências disso. Ainda assim o mercado de orgânicos no Brasil cresce num ritmo acelerado, 50% ao ano. A Veja convidou alguns Chefs para comparar orgânicos com os convencionais: foram analisados tomate-caqui, filé-mignon, banana-prata e alface-americana. Em alguns casos o que a vantagem dos orgânicos é o sabor. O resultado deste desafio foi positivo para os orgânicos na textura do tomate, na doçura da banana, porém para os Chefs os outros alimentos não teriam uma vantagem expressiva já que o preço é consideravelmente mais alto.
Texto adaptado da revista Veja de 14 de Fevereiro de 2007.
Questão 1- Com base no texto e em seus conhecimentos responda: a) Por que os orgânicos fazem tanto sucesso? Porque esse tipo de alimento seria mais saudável por não ter agrotóxicos envolvidos no processo de cultivo. b) No texto temos o tomate sendo analisado, sobre este diga que parte de um vegetal ele representa e qual a sua função? Fruto e reprodução.
Questão 2- Na grande maioria das plantas, o número de estômatos por centímetro quadrado é maior na face inferior da folha. Esse fato pode ser corretamente explicado porque essa localização a) dificulta a entrada de microorganismos presentes no ar, como vírus e bactérias, pela abertura dos estômatos. b) evita a perda excessiva de água porque a temperatura da face inferior é um pouco mais baixa do que na superior. c) impede que a água de chuva penetre no interior da