Água corporal
ÁGUA CORPORAL
........A água é o mais abundante componente do organismo. As células metabolicamente ativas têm uma alta concentração de água do que as células de menor atividade, como aquelas de tecido calcificado e do tecido adiposo. Assim, o percentual de água no peso corporal do indivíduo estará na dependência dos tipos de tecido proporcionalmente existentes. Assim sendo, água total do organismo é maior em atletas do que em não atletas e diminui significativamente com a idade devido à diminuta massa muscular.
Funções da água: • ação de solvente: Torna muitos solutos viáveis para todas as reações metabólicas • componente estrutural: Fornecendo forma às células. • ações fisiológicas: A água é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção. Tem papel-chave na estrutura e função do sistema circulatório e age como um meio de transporte para nutrientes e todas as substancias corpóreas. A água mantém a constância física e química dos líquidos intra e extracelulares e tem uma função direta na manutenção da temperatura corpórea.
Segundo a literatura, com uma perda de 20% de água pode ocorrer a morte do indivíduo, e uma perda de apenas 10% causará distúrbios severos. Em clima moderado, os adultos podem viver até 10 dias sem água e as crianças até 5 dias, sendo que ao contrario, é possível sobreviver sem alimento por varias semanas.
Distribuição de água corpórea:
........A água corporal, comumente estimada como sendo 20% do peso corpóreo, inclui a água do plasma, da linfa, do liquido espinhal e das secreções, assim como a água intracelular entre e ao redor das células (intersticial). A maior parte da água intersticial é contida em um gel nos espaços inter celulares e é continua com o plasma através dos poros capilares. A distribuição de água corpórea pode variar sob circunstancias diferentes, mas a quantidade total no organismo permanece relativamente constante.
Equilíbrio hídrico:
........A regulação