Balança com bioimpedância
Os modelos de balanças mais sofisticados, através da bioimpedância, conseguem medir, além do peso, a quantidade de gordura corporal, água corporal, massa muscular, etc.
A avaliação da composição corporal é um importante fator em qualquer programa de emagrecimento ou manutenção do peso para a prevenção de diversos distúrbios como infarto do miocárdio, hipertensão arterial e diabetes, além de servir como um parâmetro fundamental no acompanhamento do desempenho de atletas de elite.
Em épocas de culto ao corpo e à saúde, um novo aliado ganha cada vez mais espaço em academias e consultórios médicos: abioimpedância. Apesar do nome estranho, esta avaliação está longe de ser complicada. É um método utilizado para avaliar o metabolismo e os percentuais de gorduras boas e ruins.
Considerado pela comunidade científica como de alta precisão na avaliação da composição corporal, a bioimpedância possibilita medir ospercentuais de gordura que estão debaixo da pele e entre os órgãos, massa magra e água corporal. Isso é possível através de dois pares de eletrodos adesivos que são colocados na mão e no pé direito do examinado, que permitem que uma corrente elétrica de baixíssima intensidade e imperceptível passe pelo corpo.
A bioimpedância, também chamada de biorresistência é a palavra científica usada para descrever a capacidade do organismo de resistir (atrasar) a passagem de uma corrente elétrica. O tecido gordo, tecido magro e a água resistem ou atrasam esta passagem de formas diferentes.
O analisador de composição corporal mede a passagem de sinais elétricos quando estes sinais passam pela gordura, tecido magro e água. Quando estes aspectos variam, também variam os sinais, dando uma medida confiável e precisa da quantidade de cada um destes componentes que formam seu peso total.
Para entender um pouco melhor, o corpo é composto por massa livre de gordura (magra), gordura e água. A soma destes valores dá o total de seu peso corporal, (a massa