HIDRATAÇÃO E EXERCICIO FÍSICO
As pessoas costumam subestimar a importância da água nas suas dietas e a maioria nem sequer a considera um nutriente essencial, a hidratação adequada é fundamental para a manutenção do esforço e do desempenho em qualquer tipo de exercício e modalidade esportiva.
A água é o principal constituinte do corpo humano, em peso e volume. A quantidade de água no organismo corresponde a 60% do peso corporal total, sendo distribuído em diferentes tecidos corporais da seguinte forma: (tecido corporal – conteúdo hídrico – participação no peso corporal total)
1. Músculos – 76% – 43%.
2. Ossos – 22% – 15%.
3. Tecido adiposo – 10% – 12%.
4. Pele – 72% – 18%.
5. Órgãos – 76% – 7%.
6. Sangue – 83% – 5%.
Beber água pode, de fato, ajudar a manter a pessoa esbelta. Os rins dependem da água para sua tarefa de filtrar produtos de refugo do organismo. Em caso de escassez de água, os rins precisam de apoio e pedem ajuda ao fígado. Uma das muitas funções do fígado é mobilizar gordura armazenada para obter energia. Assumindo tarefas adicionais dos rins, o fígado também não da conta de sua tarefa de queimar gordura e a perda de gordura fica comprometida.
Alem disso, a água ajuda a abrandar a fome, de forma que se come menos, e ela não tem calorias. Em uma dieta altamente proteica, a água é necessária para eliminar a amônia, um resíduo do metabolismo energético das proteínas. A queima de ácidos graxos armazenados em forma de energia libera eventuais toxinas lipossolúveis presentes nas células adiposas. Quanto mais liquido se bebe, mais diluídas ficam as toxinas na corrente sanguínea e mais rapidamente elas abandonam o organismo.
Outro motivo para se manter hidratado é que quando há escassez de água ou eletrólitos, a força e o controle muscular enfraquecem. Um déficit de água em apenas 2 a 4% do peso corporal pode reduzir a produtividade do treinamento de força em até 21% - e a força aeróbica em até 48%.
Visando a hipertrofia, a atenção deve ser dada ao