teoria das relações humanas
Acadêmicos
Cristiane Lopes, Keity Marinho, Michele Santos e Tarine Borges
Professor – Márcia Krauspenhar da Rocha Fernandes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (000204) – Prática do Módulo I
18/11/2014
RESUMO o resumo são frases sequenciais, sem nova linha
A Teoria das Relações Humanas ou, Escola das Relações Humanas é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929.Com a “Grande Crise” todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da “Crise”.
As novas ideias trazidas pela Escola das Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.
A partir de então, começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e, na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalhavam. Foram sendo compreendidos aspectos ligados à afetividade humana e, percebeu-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.
As organizações são alvos constantes de mudanças impostas pelo ambiente em que estão inseridas, pensando dessa forma nosso grupo de estudos desenvolveu este material visando, o início da Escola das Relações Humanas e toda a sua trajetória até os dias atuais.
Buscamos de forma dinâmica integrar uma pesquisa minuciosa em materiais de Autores conhecidos como Chiavenatto e, fontes da internet com artigos detalhados sobre o tema abordado.
1 INTRODUÇÃO
A partir de um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard, um estudo sobre o comportamento humano na organização foi desenvolvido, e assim descobriram que as variações de produção não surtiam efeito sobre o desempenho dos trabalhadores. A escola das relações humanas e o enfoque comportamental, que é considerado em primeiro plano, e em segundo fica o sistema técnico, que