Ácidos e bases
Curso: Gestão Ambiental
Química
Ácidos e Bases
Alunos: Aristides Pinheiro Rodrigues
Cristina Muradas
Daniela Viana
Michael Jackson Alves dos Santos
Tiago Cerqueira
Cotia, Abril 2013
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa em laboratório teve como objetivo analisar as alterações ocorridas nos experimentos em substâncias Ácidas e Bases (reagentes), com a utilização de Indicadores.
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
É fácil perceber que o átomo de hidrogênio é comum a todas substâncias ácidas. Contudo, a presença do átomo de oxigênio não é geral. Ácidos que apresentam o átomo de oxigênio na fórmula são classificados como ácidos oxigenados, enquanto que aqueles que não apresentam o oxigênio são chamados de ácidos não-oxigenados ou hidrácidos. Já nas bases é comum a presença a hidroxila OH- .
Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.
Reagentes
- Ácido Clorídrico – HCl
- Ácido Sulfúrico - H2SO4
- Hidróxido de Amônio - NH4OH
- Hidróxido de Sódio – NaOH
Composto
- Bicarbonato de Sódio - NaHCO3
Indicadores
- Fenolftaleína - C20H14O4
- Metil Orange - C14H14N3NaO3S
- Azul Metileno - C16H18N3SCl
- Papel tornassol
Equipamentos
- Tubos de ensaio
- Funil
- Estante para tubo de ensaio
- Bastão
- Conta gotas
- Balão volumétrico
- Espátula
Procedimentos
1º experimento
Utilizados quatro Tubos de ensaio e, em cada um acrescentamos diferentes substâncias, todas diluídas a 5%, até atingir seu nível médio, ficando assim:
Tubo de ensaio 1- Ácido