Ácidos e Bases
Introdução
O que é pH: pH significa "potencial Hidrogeniônico", uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância (concentração de ácidos, metais, sais, etc.).
Os valores de pH variam de 0 a 14, o valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima, sendo que o 7 é considerado o valor neutro e podem ser medidos através de um aparelho chamado phmetro, ou com menos precisão com o uso de indicadores que são substâncias que revelam a presença de íons hidrogênio livres em uma solução, ele muda de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.
O pH pode ser determinado por adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia com o caráter da substância. Um exemplo é o tersol e a fenolftaleína. Na presença de ácidos, o papel de tornassol fica com a coloração vermelha e a solução de fenolftaleína sai de vermelha e fica incolor na presença de um ácido. Medir ou alterar um pH é uma tarefa elementar para indústrias, estações de tratamento de água, laboratórios, etc.
Embora o valor do pH compreenda uma faixa de 0 a 14 unidades, estes não são os limites para o pH. São possíveis valores de pH acima e abaixo desta faixa, como, por exemplo, uma solução que fornece pH = -1,00. Este é um valor de concentração facilmente obtido em uma solução concentrada de um ácido forte, como o HCl.
As substâncias são consideradas ácidas quando o valor de pH está entre 0 e 7 e alcalinas ou básicas entre 7 e 14.
pH 0 a 7 - soluções ácidas pH = 7 - soluções neutras pH acima de 7 - soluções básicas ou alcalinas.
Segue abaixo algumas soluções e respectivos valores de pH:
Vinagre: 2,9
Coca-cola: 2,5
Saliva Humana: 6,5 - 7,4
Água natural: 7
Água do mar: 8
Cloro: 12,5
A importância do pH
No sangue
A