Ácido ascórbico
Determinação da concentração de ácido ascórbico em três amostras
Trabalho realizado: Carolina Sousa nº
Lorenna Chryssia nº 2578
Curso: Técnico de Analise Laboratorial
Professora: Marta Duque
2012/2013
Índice Resumo 1 Introdução 2 Ácido ascórbico 3 Procedimento Experimental 4 Procedimento da análise A- Pastilhas de Vitamina C 4 Titulação 4 Cálculos 5 Discussão de Resultados 7 Procedimento da análise B- Sumo de fruta fresca 8 Discussão de Resultados 8 Procedimento da análise C- Amostra de Limão 8 Riscos/Segurança 9 Ácido ascórbico: Medidas de Segurança 9 Ácido Sulfúrico: Corrosivo 9 Iodeto de potássio: Oxidante 9 Tiossulfato de sódio: inócuo 10 Hidrogenocarbonato de sódio: Inócuo 10 Conclusão 11 Bibliografia 12
Resumo
Este trabalho tem como objectivo determinar a quantidade de ácido ascórbico em três amostras diferentes:
Pastilhas de Vitamina C;
Sumo de Citrinos;
Fruta fresca;
E seguidamente comparar com decretos que nos informam uma taxa média de ácido ascórbico em cada amostra.
Para determinar este parâmetro utilizamos o método de volumetria de retorno por iodometria, ou seja, o titulante é o tiossulfato de sódio e o titulado é a solução de iodato.
Em algumas amostras foi necessário fazer tratamentos prévios como na amostra do sumo de Citrinos. Antes de fazermos uma filtração a vácuo, centrifugamos a amostra, para retirar a partículas maiores, porque visualizamos que essas partículas maiores colmatavam o papel de filtro da bomba de vácuo. nas outras amostras não foi necessário fazer nenhum tratamento prévio, mas foi necessário utilizar técnicas para diluir o comprimido de vitamina C na água, pois este não era muito solúvel, e como eram capsulas eram muito granulares. Mas não obtivemos grandes diferenças, e até pré concluímos que os resultados seriam menores que o esperado.
Os reagentes foram: ácido sulfúrico; bicarbonato de Sódio;