acido ascorbico
Segue algumas informações sobre as amostras enviadas.
Alem dos ingredientes básicos para fabricação de pão, podemos adicionar alguns produtos, chamados de aditivos, que tem como finalidade melhorar a quantidade do produto final ou ate mesmo mudar suas características, dentre esses aditivos temos.
Acido Ascórbico- Também conhecido como vitamina C, age como branqueador do miolo, melhora a retenção dos gases (aumenta o volume), acentua a maturação da massa, lhe proporciona maior tenacidade e diminui o tempo de fermentação, a dosagem dever ser adicionado de acorda com os testes feitos pelo comprador.
Já se for adicionado na farinha tem a sugestão de uso de 0,05g á 0,15 g de acido ascórbico pra cada 500 kg de farinha.
Na farinha já contem glúten, acredito que não é necessário acrescentar mais, só se a farinha que é usada for com um baixo teor de glúten. Glúten é uma rede de proteínas, composta principalmente pelas proteínas gliadina e glutenina, que se encontra na semente de vários cereais, principalmente no trigo. Encontra-se o glúten no centeio, cevada, aveia, malte, painço e em seus derivados (farelos, farinhas, germe, etc.).
Pegando como exemplo o trigo, o glúten é formado ao se misturar a farinha e a água. Nesse momento, as proteínas gliadina e glutenina se aglomeram, formando uma massa pegajosa e fibrosa. Na medida em que essa massa é trabalhada, o glúten faz com que ela adquira adesividade e elasticidade. Gliadina e glutenina representam 80% das proteínas no trigo.
A elasticidade da massa se dá graças à glutenina, enquanto a gliadina é a responsável pela extensibilidade da massa.
É o glúten que possibilita a fermentação da massa para a fabricação de pães e bolos. Sem o glúten, a massa não cresceria, não fermentaria. Enfim, é o glúten que permite que a massa aumente de volume.