w de educação física
O conceito de desporto de competição está relacionado com um elevado esforço de selecção, rigor e exigência e por isso apenas alguns dos melhores praticantes se encontram abrangidos por este nível de prática desportiva.
Sente-se um invulgar impacto no plano social, gera um interesse e entusiasmo pelo desporto mesmo enquanto actividade de recreação, particularmente entre a juventude, o que acaba por contribuir para a prática desportiva. Por outro lado, o desenvolvimento da sociedade leva o cidadão comum a aproximar-se da actividade desportiva, sendo este cada vez mais um factor cultural.
Tem-se verificado que ao longo dos anos os atletas de competição manifestam uma redução progressiva das suas capacidades de cooperação, ajuda, partilha e de generosidade/altruísmo. Isto deve-se ao facto dos atletas treinarem em ambientes de competição, nomeadamente entre colegas de equipa.
Hoje em dia é reconhecido como um factor importante de desenvolvimento desportivo.
A inclusão de praticantes desportivos em regime de competição depende do mérito das classificações e resultados alcançados no plano internacional. As Instituições Desportivas estão organizadas em Clubes, Associações e Federações. Os Clubes são pessoas colectivas de direito privado cujo principal objectivo é o fomento e a prática directa de actividades desportivas. São os clubes que movimentam os jovens praticantes desportivos e lhes possibilitam o acesso à prática de várias modalidades. Os Clubes organizam-se em Associações. As Associações definem objectivos, procuram apoios e organizam actividades desportivas. As federações são pessoas colectivas de utilidade desportiva, que possuem autonomia para gerir e dinamizar um conjunto de actividades das modalidades respectivas, no âmbito do desporto não profissional e profissional, de lazer ou de alto rendimento. As federações em que se disputem competições desportivas de natureza profissional integram uma liga