Aladi
O trabalho é direcionado a matéria de Geopolítica, a pesquisa será baseada no ALADI Associação Latino Americana de Integração que tem um significado intergovernamental.
ALADI foi criado pelo tratado de Montevidéu em 1980, assinado em 12 de abril de 1980 que substituiu e deu continuidade no processo iniciado pela associação ALALC, a ALADI objetivou criar um mercado comum latino-americano, em longo prazo de maneira gradual, mediante a concessão de preferências tarifarias e acordos regionais e de alcance parcial.
As mudanças nos países latino-americanos iniciaram após a Segunda Guerra Mundial, os países reorganizaram suas economias, buscando fontes alternativas de emprego. Iniciaram programas de industrialização para atender as necessidades latino-americanas. Em 1960 os países Argentina, Brasil, Uruguai, México, Paraguai e Peru assinaram o tratado de Montevidéu, que criava ALALC com o objetivo de ampliar a integração econômica entre países.
Em 1980 onze países assinaram o tratado de Montevidéu, ALADI Associação Latino-Americana de Integração no lugar de ALALC. A diferença é que no tratado de ALALC de 1960 não havia tratamento diferenciado entre membros de acordo com o seu desempenho e ALADI de 1980 permitiu o desenvolvimento relativos favorecidos com a abertura do mercado, ALADI teve acordos regionais e de alcance parcial.
O novo Tratado de Montevidéu 1980 estabelece, ainda, cinco princípios básicos: o pluralismo, a convergência, a flexibilidade, os tratamentos diferenciais e a multiplicidade, que contrastam com as características unitárias do programa de liberalização do comércio, eixo do Tratado de Montevidéu de 1960, e com seus princípios básicos de multilateralização e reciprocidade.
Atualmente ALADI atende cenários internacionais com novos temas entre países e membros. As estatísticas têm Objetivo de Integração, encarrega-se de reunir indicadores sócio econômicos da associação de seus países membros.
A organização institucional é formada