T& D em mundo globalizado
Existem muitos métodos de avaliação de cargos:
Método do escalonamento (Job Ranking)
Método das categorias predeterminadas (Job Classificaton)
Método da comparação de fatores (Job Comparison)
Método de avaliação por pontos
Método do escalonamento (Job Ranking)
È também denominado método da comparação simples e consistem em se dispor os cargos em um rol (crescente ou decrescente) em relação a algum critério de comparação. Recebe também o nome de comparação cargo a cargo pelo fato de que cada cargo é comparado com os demais em função do critério escolhido, como base de referência. Trate-se do mais rudimentar dos métodos de avaliação de cargos, pois a comparação entre os cargos é global e sintética, sem considerar nenhuma analise ou decomposição, tendendo a uma comparação superficial.
Há duas maneiras de aplicar, são eles:
1. Definição prévia dos limites superior e inferior do escalonamento:
A. Definição do critério de comparação entre os cargos (como complexidade ou importância do cargo em relação dos objetos da empresa).
B. Definição dos dois extremos do escalonamento:
Limite superior: Cargo que possui a maior dose possível do critério escolhido (como cargo mais complexo ou importante de todos);
Limite inferior: Cargo que possui menor dose possível do critério (como o cargo menos complexo de todos ou menos importante).
Após a definição do limite superior e inferior do escalonamento, todos os demais cargos irão se situar dentro dessa amplitude de variação definida por eles.
C. Comparação dos cargos entre si (cargo a cargo) em função do critério, escalonando-os em um Rol (ordem crescente ou decrescente) em relação ao critério.
D. Rol ou escalonamento: constitui a própria classificação dos cargos.
2. Definição prévia dos cargos de referência (amostrais) para representar o critério escolhido:
A. Definição do critério de comparação entre os cargos;
B. Definição dos cargos de referência (benchmarks ou cargos amostrais)