T Cnicas De Sele O
Com o objetivo de determinar o perfil do candidato, as técnicas de seleção a escolher devem assegurar a predição do bom desempenho futuro do colaborador no cargo. Habitualmente são escolhidas várias técnicas, sendo que cada uma complementa as restantes, obtendo-se assim informação mais rica acerca do candidato.
Iremos abordar de acordo com Chiavenato, cinco grupos de técnicas de seleção, a saber: entrevista de seleção, provas de conhecimento ou de capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade e técnicas de simulação.
Entrevista de Seleção:
A entrevista é a técnica mais utilizada na seleção, fato justificável por esta ser aplicável a qualquer função, e mais conhecida universalmente.
A entrevista é um procedimento predito do rendimento do candidato na função tendo por base as perguntas e respostas orais do entrevistador e do entrevistado, respectivamente, tratando-se assim de um processo de comunicação entre duas (ou mais) pessoas. A sua duração é habitualmente de 1 hora exceto nos casos em que a função é de menor complexidade.
A) - Objetivos da entrevista: a entrevista de seleção tem um duplo objetivo. Por um lado, visa dar informação ao candidato acerca do cargo, como por exemplo possibilidade de carreira ou promoções.
B) Tipos de Entrevista.
Entrevista totalmente padronizada
É a entrevista estruturada e com roteiro preestabelecido, no qual o entrevistador faz perguntas padronizadas e previamente elaboradas no sentido de obter respostas definidas e fechadas. Por esta razão, perde profundidade e flexibilidade e torna-se limitada.
Apresenta a vantagem de proporcionar um roteiro ao entrevistador que não precisa se preocupar quantos aos assuntos que irá pesquisar junto ao candidato nem com a sua sequência, pois a entrevista já está preparada de antemão.
É o tipo de entrevista planejada e organizada para ultrapassar as limitações dos entrevistadores.
Entrevista padronizada apenas nas perguntas
É a entrevista com perguntas