S Ries Temporais
Resumo: Este artigo apresenta a forma de como as séries temporais tiradas para análises, mostrando todos os seus modelos possíveis com a fórmula de cada uma.
Palavras-chave: séries temporais, séries não estacionárias, séries estacionárias.
1 Introdução
Uma série temporal é um conjunto se sequencias observadas pelo tempo. De forma objetiva, uma série temporal é um montante de observações discretas, realizadas em períodos concretos e que apresentam uma dependência serial entre as analises. Se as informações forem tiradas em determinados tempos específicos ela é discreta, se as informações forem tiradas em determinados tempos continuamente ela é contínua, se as informações forem obtidas por mais de uma variável ela é multivariada.
Exemplos das séries temporais: contínuas, seria um registro de marés em alguma cidade praiana, ou a variação de preço em uma feira de hortifrútis; discretas, valores diários de temperatura de uma determinada cidade, ou a observação de lucros ou prejuízos de uma empresa a cada mês; e uma série multivariada poderia ser a venda semanal de uma determinada camiseta e os gastos com propaganda para a mesma. A análise de séries temporais baseia-se que os dados retirados do passado possam influenciar de alguma forma no futuro. Podemos considerar o seguinte exemplo de uma sériel temporal da média da temperatura retirada mensalmente, sendo aplicada no excel:
Mês
Temperatura
Jan
33
Fev
31
Mar
28
Abr
28
Mai
22
Jun
15
Jul
12
Ago
17
Set
25
Out
29
Nov
30
Dez
32
2 Pontos Positivos e Negativos
Pode considerar pontos positivos que com a série temporal é possível fazer planos de longo, médio e curto prazo; tomar decisões mais concretas; compreender o mecanismo gerador da série; encontrar pontos críticos na série.
Pode considerar pontos negativos a difícil questão de decidir o futuro lendo a série que foi levantada; o futuro envolve incertezas e as previsões podem não ser as que foram planejadas.
3 Variações
Dentro do