PDTA ABORDAGENS

1442 palavras 6 páginas
De imediato percebe-se que a Escola da Ponte rompe com os modelos tradicionais de ensino-aprendizagem, em que o processo é centrado na autoridade do professor ou do material previamente organizado e em relação ao qual não se pode de modo algum se desviar. Uma educação baseada no aspecto formal, evidenciando-se o caráter cumulativo do conhecimento humano; adquirido pelo indivíduo por meio de transmissão de informações na sala de aula, onde o professor se mantém distante do aluno. Ignoram-se as diferenças individuais e assume-se a ideia da formação padrão em relação a um conhecimento que pretende ser universal, em que o aluno é visto como uma folha em branco. Nesta abordagem a avaliação visa a exatidão da reprodução do conteúdo comunicado e memorizado pelo aluno.
Abordagem Comportamental:
Como podemos observar, a Escola da Ponte é um espaço partilhado por todos, sem toques de sinal, sem separação por turmas e nem um programa formal a ser seguido, o que vai de encontro ao que propõem a abordagem comportamental, em que a ideia principal é o estabelecimento de comportamentos padrões através de instrumentos reforçadores. Acredita-se, nesta abordagem, que reproduzir e controlar eventos sucessivos desenvolve hábitos em que o conhecimento é mantido através de mecanismos de memorização e resolução de problemas. O que parece ser o oposto que a
Escola da Ponte propõe. Para a Escola da Ponte, a grande lição social é que todos partilharam de um mesmo mundo, todos se ajudam e não há competição. As próprias crianças é quem estabelecem os mecanismos para lidar tanto com os processos de aprendizagem quanto com possíveis desvios que possam ocorrer – até mesmo os de conduta disciplinar. A experiência é valorizada, tal como na abordagem comportamental, a grande diferença é que na comportamental jamais o aluno é livre, pelo contrário, ele é modelado e o ensino é composto por padrões de comportamento, condicionamento e reforçamento.
HUMANISTA
Explica-se o fato da humanista estar

Relacionados