AN LISE DAS S RIES TEMPORAIS
1. INTRODUÇÃO 3
2. ANÁLISE DAS SÉRIES TEMPORAIS 4
2.1. COMPONENTE TENDÊNCIA. 11
2.2. COMPONENTE SAZONAL 13
2.3. COMPONENTE CÍCLICA E IRREGULAR 13
2.4. MODELO DE PREVISÃO 15
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS. 17
4. REFERÊNCIAS 18
1. INTRODUÇÃO
Séries temporais são observações feitas durante um certo tempo. Fatores complicadores como presença de tendência e variação sazonal ou cíclica podem ser difíceis de estimar ou remover. Os resultados podem ser difíceis de interpretar. A partir das temperaturas médias mensais do município de Florianópolis – SC, iremos verificar os procedimentos para a análise das séries temporais e determinar o padrão de tendência, se existe variação sazonal ou cíclica. Realizamos a pesquisa dos últimos três anos, e reunimos dados diários das temperaturas.
Posteriormente, as médias foram obtidas, pois as componentes serão calculadas a partir das temperaturas médias mensais de três anos.
Obtivemos também os componentes das séries e verificamos a necessidade de usá-las em um modelo de previsão. Gráficos e tabelas serão usados para ilustrar os resultados obtidos.
2. ANÁLISE DAS SÉRIES TEMPORAIS
Para o estudo deste trabalho, foi escolhida a variável temperatura de três anos: 2011 cujas temperaturas máximas diárias registradas estão relacionadas no quadro 1, 2012 – quadro 2 e 2013, relacionadas no quadro 3.
Quadro 1 – Temperaturas mensais em 2011.
Fonte: Elaborado pelas autoras, 2014.
Quadro 2 – Temperaturas mensais em 2013.
Fonte: Elaborado pelas autoras, 2014.
Quadro 3 – Temperaturas mensais em 2013
Fonte: Elaborado pelas autoras, 2014.
Através dos dados acima informados obtemos a temperatura média mensal, de cada ano. Esses dados serão utilizados para a análise das séries temporais, tais dados estão descritos nos quadros 1,2 e 3 e ilustrados para melhor entendimento das