S NTESE 1
Adotada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1448, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que delineia os direitos humanos básicos, foi criada com o intuito de promover negociações sobre conflitos internacionais, para evitar guerras e promover a paz e a democracia. A Declaração afirma que :[1] "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade", ou seja, os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito também tem a idéia de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
Sabemos que existem variedades de culturas diferentes, e que elas manifestam-se diariamente em nossos hábitos, costumes, características físicas entre outros e através das mais diversas formas na vida em sociedade. A questão multicultural nos últimos anos vem adquirindo cada vez maior abrangência, visibilidade e conflitividade. Ao se falar em pluralidade cultural, não se está enfatizando apenas o estudo e o respeito ao que se costuma considerar diferente ou pertencente a outras culturas, fora do território nacional, mas as diferenças étnicas e culturais, as desigualdades sócio-econômicas, as relações sociais discriminatórias e excludentes presentes no território nacional e que compõem os diversos grupos sociais.
No ambiente escolar o convívio com a diferença, desde a educação infantil, auxilia as crianças a se perceberem como sujeitos que se diferenciam pelos desejos, idéias, formas de vida etc. Seria interessante buscar realizar alguns objetivos na escola, tais como: conhecer a diversidade cultural, reconhecer e evidenciar a contribuição de diversas culturas para uma identidade nacional, e valorizar o convívio e o respeito.
A pluralidade cultural, que pode ser entendida como multiplicidade e caráter de plural, nada mais é do que uma troca de