Lauda Mapas Mentais
Fellipe Bedin Manosso, Jaime Mendes
Orientador(a): Prof.ª. Lidia Bravo de Souza
Projeto: Mapas Mentais
Alunos do curso de Análise e Desenvolvimentos de Sistemas - IFSP
Tony Buzan, escritor inglês, nascido a 02 de junho de 1942, pode se dizer que ele é o inventor da técnica de mapa mental, esta ferramenta fantástica é capaz de ajudar as pessoas a potencializar o uso do cérebro. Autor de mais de diversos livros na área, acostumado a realizar diversas conferências e atuando como consultor em diversas empresas, Tony Buzan lançou também um software chamado iMindMap, que utiliza suas técnicas na elaboração de mapas mentais.
Mapa mental ou mapa da mente é o nome dado a técnica de organizar pensamentos e ideias construindo uma espécie de fluxograma, voltado para solução de problemas, memorização e até mesmo aprendizado. Essa técnica consiste em organizar ideias de uma maneira parecida com que o nosso cérebro trabalha, desta maneira se obtém maior facilidade de aprendizado que outras técnicas.
O método é constituído de uma ideia central, na qual vai se ramificando para ideias secundárias. Para facilitar a memorização, são utilizadas cores e imagens que identificam cada ideia. Alguns exemplos de uso de mapa mental no dia-a-dia são no planejamento de uma festa ou planejamento de férias, e também usos profissionais como organizar a estrutura de uma empresa ou planejar e organizar uma reunião.
Segue alguns exemplos de mapas mentais:
Figura 1
Figura 2
Para desenvolver seu mapa mental, basta um papel e uma caneta ou se preferir utilizar uma das diversas ferramentas de criação de mapas mentais disponíveis no mercado, isso traz muito mais flexibilidade para a edição.
Os passo básicos para criação do seu mapa mental são:
1) Comece com um tópico ou ideia central – a maioria dos mapas mentais é baseada ao redor de um único tópico ou ideia central.
2) Adicione um ou dois subtópicos – adicione ao seu mapa uma ramificação ou duas. Adicione um