1 S Ntese Da Aspirina 2
Centro Universitário Fundação Santo André
Faculdade de Engenharia “Engenheiro Celso Daniel”
Laboratório de Química Geral e Experimental I
Prof. Edvaldo Luis Rossini (Didi)
CONTROLE DE PRESENÇA
TÍTULO: Síntese da “Aspirina”
Data:
N°
Turma:
Grupo:
Nome completo do(s) aluno(s) presente(s)
RA
Assinatura
1
2
3
4
5
6
Obs.: Colocar somente o nome do(s) aluno(s) presente(s) na aula. O Prof. não aceitará esta folha se for colocado o nome de aluno(s) ausente(s), ou seja, que não está(ão) presente(s), isto é, que faltou(aram) na aula. Somente o(s) aluno(s) presente(s) terá(ão) direito a nota de relatório correspondente a respectiva aula.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Protocolo de entrega
Data:
Turma:
TÍTULO: Síntese da “Aspirina”
Nome:
Assinatura:
Nome:
Assinatura:
Sim
Não
Grupo:
2
SÍNTESE DA “ASPIRINA”
1 INTRODUÇÃO
Aspirina é o nome comercial de um medicamento que tem como princípio ativo o ácido
acetilsalicílico
(AAS),
composto
orgânico
bastante
empregado
como
medicamento.
O AAS é uma droga de ação farmacológica. As indústrias farmacêuticas fabricam muitos tipos de medicamentos, transformando através de aparelhagens especiais o AAS sólido em comprimidos.
Em geral, os comprimidos são feitos em prensas. Uma pequena quantidade do
AAS é misturada com uma quantidade de amido suficiente para certo tamanho de comprimido e essa mistura é então, prensada.
A aspirina é considerada um analgésico médio, sendo empregada nos casos de dores musculares e de cabeça. Tem ainda ação antitérmica bastante eficaz, sendo, portanto utilizada nos casos de febre. Além de suas propriedades analgésicas e antipiréticas, novas propriedades e usos estão constantemente sendo relatados.
O AAS é um composto orgânico sintético produzido em larga escala.
Este experimento tem como objetivo a síntese do AAS por meio da reação de esterificação do ácido salicílico (AS) com anidrido