R Q organica
Após o derretimento da naftalina sólida, o bico de Bunsen foi direcionado para o cadinho onde entrou em contato com a naftalina já derretida para observar a sua mudança, onde houve combustão completa com presença de fuligem. Na segunda parte deste experimento, conforme o bastão de vidro foi mergulhado na solução de benzeno, que se encontrava na forma líquida em um tubo de ensaio, foi observado que houve combustão incompleta sem liberação de quaisquer materiais ou alteração de chama. Já na terceira parte deste primeiro experimento, um bastão de vidro foi mergulhado em um tubo de ensaio contendo álcool etílico e quando o bastão entrou em contato da chama, a mesma se propagou mais forte, porém não houve liberação de quaisquer matérias, portanto combustão incompleta.
2.3.2. Parte II: Pesquisa de Carbono e Hidrogênio.
Com o aquecimento do tubo de ensaio onde continha a mistura (uma parte de sacarose - C12H22O11 – e mais cinco partes de óxido cúbrico – CuO), foi observado a liberação de gás carbônico que foi recolhido pela água de cal, a deixando turva. O hidrogênio se condensou tanto nas partes superiores do tubo de ensaio com a água de cal quanto no tubo de conexão U.
2.3.3. Parte III: Pesquisa de oxigênio em compostos orgânicos líquidos.
Foi observado mudanças na coloração das misturas: etanol, coloração amarelo escuro; benzeno, coloração roseada escura; clorofórmio, coloração avermelhada escuro; propanona, coloração roseada escuro, e por fim, ácido acético, coloração alaranjada.
2.3.4. Parte IV: Pesquisa de nitrogênio.
A mistura (uma parte de uréia com 10 partes de cal sodada = óxido de cálcio + dióxido de manganês) foi inserida em um tubo de ensaio, e conforme o aquecimento aumentava, a mudança característica no odor do vapor da solução era perceptível. Logo após, foi adicionado o papel de tornassol vermelho, umidificado por H2O, na ponta do tubo de ensaio. Devido a solução estar em aquecimento, foi observado a