Principais atores da independência do Brasil Plano de aula
Publicado por
Objetivo(s)
Conhecer a trajetória de alguns atores do processo de independência do Brasil
Conteúdo(s)
Independência do Brasil; intervenção dos homens nos processos históricos
Ano(s)
1º
2º
3º
Tempo estimado
Duas aulas
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
Filmes, séries e novelas para a televisão costumam ter heróis e vilões, protagonistas, coadjuvantes e figurantes. O mesmo acontece no cenário histórico, como evidencia o "livro-reportagem" 1822, do jornalista Laurentino Gomes, um acompanhamento fascinante dos episódios da independência do Brasil. A resenha da obra publicada em VEJA apresenta alguns dos personagens destacados no livro, caracterizados pelo autor como a "princesa triste" Maria Leopoldina, o "homem sábio" José Bonifácio de Andrada e Silva e o almirante Thomas Cochrane, "um escocês louco por dinheiro". Enquanto 1822 não chega às mãos de seus alunos, aproveite a revista e este plano de aula para seguir com a turma a trajetória de diversos atores, individuais e coletivos, da construção de um Brasil soberano.
Peça que os alunos leiam a reportagem "Quando a História é uma delícia", publicada em VEJA. Em seguida, acompanhe com a turma a trajetória de algumas figuras associadas à marcha para a independência do Brasil: os principais representantes brasileiros nas Cortes de Lisboa.
Faça circular para discussão esta pequena cronologia dos acontecimentos de 1822 que conduziram à ruptura entre o Brasil e Portugal.
Cronologia
Janeiro. No dia 9, o "Dia do Fico", D. Pedro decide permanecer no Brasil, sem acatar a decisão das Cortes (Assembleia Constituinte) sobre seu regresso a Portugal.
Fevereiro. Criação do Conselho de Procuradores-Gerais das Províncias do Brasil, encarregado de examinar as medidas das Cortes e a viabilidade de sua aplicação no país.
Abril. D. Pedro decreta que decisões das Cortes só seriam aplicadas no Brasil com a sua concordância expressa.
Junho. No dia 3,