Politica Na Grécia
Aristóteles
1) Cidades – Estado boas x ruins?
As cidades eram boas na medida em que significavam a harmonia entre 1 –o pai e mãe,
2 - pai e filho,
3 -senhor e escravo, e o Estado que deveria ser o reflexo da felicidade individual, representante fiel do bem comum.
Era ruim quando não representava o interesse da pólis, e se o interesse de alguns( oligarquia), visto desse modo a dualidade cidade- estado era dinâmica pois era difícil as máximas de cada uma serem utilizadas, exemplo o Estado maduro deve suprir as carências do indivíduo que nele está inserido.O homem é um animal social sendo assim, o Estado existe para suprir com suas leis, a necessidade dos seus cidadãos.A cidade se situava em dimensão menor que o Estado que é a união das cidades.
2) Sociedade x Estado → conflitos de interesses?
É mais difícil
Sim, pois Aristóteles defendia a classe média, pois os Senhores não se submetiam ao magistrados enquanto que os pobres eram inclinados a subversão. Então a solução era existir na sociedade uma grande quantidade de medianos, defendia um tipo misto de sociedade, onde pobres e ricos teriam acesso a mesma educação , vestuário , etc. porém poucos julgariam, inclinando – se para a oligarquia. Há nessa constituição muitas relações populares.
3) Existia a possibilidade de ascensão social?
Para Aristóteles uns nascia com espírito de escravidão, ainda que desse alguns direitos para vida civil seus instintos o levariam indubitavelmente para escravidão pois teriam nascido com espírito servil e nada poderia mudar isso.
4) Qual o papel do “Estado” na contenção desses conflitos?
O Estado era responsável pela resolução das lides, e tanto do pobre como do rico, de qualquer forma era, através da Democracia representados pelo Estado, de forma legítima. Daí a Forte e duradoura estrutura do Estado no início dos séculos e que serve de modelo até os dias atuais
5) Uso da democracia sempre era bom?
Poderia ser boa, se fosse