Ciência politica na grécia
OS PERÍODOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA E DO ESTADO:
A POLÍTICA E O ESTADO NA GRÉCIA
GUARAPUAVA – PR
2013
Introdução
O trabalho aqui apresentado tem por objetivo realizar uma pesquisa sobre os períodos históricos da politica e do estado, tendo como tema central à política e o estado na Grécia, visando capacitar a arte da síntese e apresentação e aprimorar a metodologia de estudo. Os métodos de pesquisa além da internet foram a obra Teoria Geral do estado de Sahid Maluf, e citações de outros autores, como Aristóteles e Marilena Chauí.
A Política e o Estado na Grécia A política pode ser concebida como a arte de governar, uma forma de obter controle construindo e administrando a vida em sociedade. É fundamental, pois organiza a relação entre o governo e a população.
A palavra política é grega: ta politika, vinda de pólis. Segundo a descrição de Chauí, polis significa cidade, entendida como comunidade organizada, formada pelos cidadãos (politikos), isto é, pelos homens nascidos no solo da cidade, livres e iguais, portadores de dois direitos inquestionáveis, a isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (o direito de expor e discutir em público opiniões sobre ações que a Cidade deve ou não realizar). Para os gregos ser cidadão significava usufruir de certas vantagens que nenhum outro homem conhecia, como afirma Minogue: "Os cidadãos tinham riqueza, beleza e inteligência diversas, mas como cidadãos eram iguais.” A organização política da Grécia era feita a partir das condições geográficas e econômicas, sendo dividida em pequenas unidades econômicas, não criando assim, grandes sistemas políticos. Para proteger-se de ataques, construíam refúgios no topo das colinas, formando as primeiras cidades, que logo se tornaram o centro da vida religiosa, social e política, morada dos reis e dos sacerdotes. O sistema de vida dessas comunidades é descrito por Homero (poeta grego séc. VIII ou VII a.C) na Ilíada e na Odisséia: “Esses poemas descrevem o