Politica da grecia
Atenas
Atenas foi uma das cidades mais importantes da Grécia antiga, e hoje é o símbolo da cultura grega. Foi fundada por Jônios por volta do século IX a.C. A grecia era formada por muitas cidades individuais, as cidades-estados (pólis).
Polis
Pólis, palavra política que tem origem no grego “ta politika” quederiva da palavra grega “polis”. São cidades-estado (Lugar onde a vida e o controle políticos estão centralizados numa única cidade.) Cada pólis tinha seu próprio costume e cultura, e possuíam formas de governos diferentes uma das outras, porém, fazendo parte do mesmo grupo. Os moradores/cidadãos das Polis eram os “politikos”. Os Gregos antigos chamavam, de modo genérico, suas cidade-estado de pólis. Surgiu no século XIII a.C, a pólis atingiu o seu apogeu no século V a.C. No inicio, as cidade-estado eram espaços fortificados onde os aristocratas se refugiavam em épocas de invasões. A Pólis possuíam total autonomia politica, econômica e social. No plano politico, por exemplo, cada cidade possuía seu próprio governo, sem formar qualquer unidade politica em escala peninsular; cada cidade era uma unidade independente.
Sendo assim, só podemos falar da existência de uma civilização grega porque havia certa semelhança no que diz respeito, á religião e, de certo modo, aos costumes do gregos das diferentes cidades.
As pólis tiveram formações distintas entre si. Em cada região, as cidades foram moldadas de acordo com as características do povos que as constituíam e com as condições históricas de suas formações. Os historiadores recorrem aos exemplos de Esparta e Atenas.
Evolução política de Atenas O primeiro regime que Atenas teve foi uma monarquia aristocrática (o poder era exercido por um rei: o basileu) Aos poucos o poder do rei foi limitado pelos eupátridas (eu = Bom, pátrida = parido, ou seja, pessoas bem nascidas). “ Formavam a aristocracia governante da polis (cidade). Eram os proprietários de