Vantagem competitiva
a) desenvolver atividades econômicas e tecnológicas a um custo menor, para um mesmo conjunto de benefícios ofertados ao cliente;
b) desempenhar estas atividades de tal forma que gerem uma oferta de benefícios diferenciados; pressupondo que o custo desta oferta seja menor que o diferencial de preço obtido.
Porter denomina respectivamente estas formas de Vantagem Competitiva de vantagem de custo e vantagem de diferenciação. A vantagem competitiva de custo é obtida por ações específicas ou combinada quanto a elementos, como:
- economia de escala;
- efeito aprendizagem;
- custo dos insumos;
- integração vertical.
Portanto, a empresa busca alcançar menores índices de redução dos custos através da economia de escala. Assim como a busca de aumento na participação do mercado está intimamente relacionada com investimentos, sacrificando resultados em curto prazo, para possibilitar a obtenção de maiores resultados a um longo prazo. Cabe ressaltar que, para a empresa não correr em grandes riscos quanto ao capital investido, é necessário que o índice de crescimento nominal da indústria seja significativo e apresente um certo grau de estabilidade.
Para ser pioneira na realização de mudanças no processo, como elemento fundamental para obtenção de maiores participações no mercado. Este é outro aspecto importante para empresa, para alcançar vantagens competitivas resultantes de diferentes