Vantagem Competitiva
Apesar de serem temas distintos eles interagem nas mudanças econômicas e sociais da economia mundial.
Desde os anos 70 vem sendo abordado sobre o comportamento econômico das organizações, mas é importante focar que a estratégia empresarial é em longo prazo.
As teorias empresariais no que se refere a vantagem competitiva ela se divide em:
Primeiro se classifica os estudos conforme sua concepção
Segundo considera a performance superior como um fenômeno decorrente das características internas das organizações.
Dentre os modelos do cenário da concorrência no conceito mais difundido na vantagem competitiva é a SCP (Structure-Conduct-Performance) ou Estrutura Comportamento.essa tendência , a perfomance depende do comportamento (estratégia) de compradores e vendedores no tocante a fixação de preços, níveis de cooperação tácita e competição, políticas de pesquisa e desenvolvimento publicidade , investimento, esse conjunto de ideias nos trabalhos pioneiros de Edward Mason e Joe Baim.
Esses trabalhos visavam analisar e verificar os lucros dos oligopólios para que possam ser implantando políticas de promoção da concorrência (anti-trust).
Para Mason e Baim o poder dos monopólios e dos oligopólios eram um ameaça à sociedade e ao equilíbrio econômico.
Para Michael Porter apenas dois fatores determinam a vantagem competitiva: as condições iniciais e a escolha dos dirigentes.
Condições Iniciais- representam os ativos acumulados pela empresa no decorrer do tempo.
Os dirigentes são capazes de analisar e objetivamente todos os aspectos da indústria.
O papel dos empreendedores é descobrir novas oportunidades de produção mais eficiente e produtos mais eficazes em termos de resultados para os consumidores finais.
As funções do empreendedor não estão ligadas à inovação, mas a capacidade de imitar os concorrentes para obter eficiência do sistema econômico. Para se