vantagem competitiva
A estratégia competitiva é a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria, à arena fundamental onde ocorre a concorrência. A estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência na indústria.
Duas questões centrais baseiam a escolha da estratégia competitiva. A primeira é a atratividade das indústrias em termos de rentabilidade à longo prazo e os fatores que determinam esta atratividade. A segunda são os determinantes da posição competitiva relativa dentro de uma indústria.
A atratividade da indústria quanto a posição competitiva podem der modeladas por uma empresa, e é isto o que torna a escolha da estratégia competitiva desafiante e excitante.
A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa. Existem dois tipos básicos de vantagem competitiva: liderança de custo e diferenciação. A vantagem competitiva em uma indústria pode der fortemente intensificada por inter-relações com unidades empresariais competindo em indústrias relacionadas, caso estas inter-relações possam de fato ser alcançadas.
O primeiro determinante fundamental da rentabilidade de uma empresa é a atratividade da indústria. A estratégia competitiva deve surgir de uma compreensão sofisticada das regras da concorrência que determinam a atratividade de uma indústria. A meta final da estratégia competitiva é lidar com e, em termos ideais, modificar estas regras em favor da empresa.
Estrutura industrial e necessidades do comprador. Diz com frequência que a satisfação das necessidades do comprador é a chave para o sucesso em um empreendimento comercial. A satisfação das necessidades do comprador pode ser um pré-requisito para a viabilidade de uma indústria e das empresas dentro dela.
Estrutura industrial e o equilíbrio entre a oferta e a procura. A oferta e a procura