xadrez e a formação do cognitivo
CAMPUS ABAETETUBA
3º ANO INFORMÁTICA
PROJETO DE PESQUISA: __________________________
ABAETETUBA – PA
2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO PARÁ
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO
K2293MD
NOME DOS ALUNOS
PROJETO DE PESQUISA: __________________________
Trabalho apresentado a disciplina de estatística, como requisito parcial para obtenção de nota orientado pelo professor João Neto.
ABAETETUBA – PA
2014
1. Introdução:
O jogo de xadrez é considerado uma ferramenta de grande importância para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, estimula o raciocínio, a percepção, e principalmente a paciência, que é um dos valores vitais neste mundo extremamente capitalista e globalizado, em que a rapidez e a eficiência estão cada vez mais interligadas. Além de ser de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que melhora de forma exponencial o desempenho escolar, este jogo é capaz de repassar valores para os praticantes do jogo, certo de que o respeito, vitória, derrota e decisões, preparando assim o indivíduo para a vida.
2. Justificativa:
O Xadrez nos leva a crer que é uma ferramenta extremamente eficaz no estímulo de respostas para problemas, para que o jogador desenvolva uma capacidade cognitiva. Em termos pedagógicos, o Xadrez vem sendo adotado no currículo escolar básico em muitos países em todo o mundo, como medida para fazer com que o índice de repetência, dependência e reprovação diminuam. Muitos projetos aplicados dentro das escolas envolvendo o Xadrez foram observados e obtiveram resultados excelentes, pois se concluiu que os alunos desenvolveram capacidades essenciais para um ótimo desempenho escolar e também na sua vida social, tais como: concentração, memorização, raciocínio lógico matemático, rapidez no raciocínio, cálculo mental, assim como respeito