Projeto Xadrez
Um esporte pluridisciplinar
Diego Ardilles
Sesc ler Paulo Afonso
APRESENTAÇÃO
Ao decorrer dos anos vêm se perguntando sobre quais os valores educacionais do Xadrez no âmbito cognitivo e afetivo e como esses valores auxiliam no desenvolvimento psicológico e no desenvolvimento psicofísico.
Temos no jogo de Xadrez um grande instrumento de desenvolvimento educacional, já que o Xadrezista/Enxadrista desenvolve várias habilidades como: “pensamento lógico, poder de atenção e concentração, imaginação, criatividade, julgamento, planejamento, antecipação, vontade de vencer, paciência, autocontrole, o espírito de decisão e a coragem, a inteligência e o interesse pelas línguas estrangeiras’’, PARTOS apud FERRACINI (1998, pg. 37).
O Xadrez exige que o jogador visualize as futuras jogadas de seu adversário, tendo que se concentrar no tabuleiro e visualizar as jogadas sem que mova nenhuma peça no tabuleiro, somente usando a imaginação.
JUSTIFICATIVA
Considerando que a Educação Física tem papel fundamental no processo de formação do cidadão crítico para a sociedade, é importante ressaltar que a construção e a busca da informação representam também um significado no processo de formação educacional da criança. Dessa forma este projeto tem a função de ajudar a formação de novos esquemas neurais, através de atividades lúdicas utilizando o Xadrez, facilitando assim novos aprendizados.
Tendo em vista o lúdico como facilitador do aprendizado, o Xadrez é um instrumento importante por se tratar de um esporte em sua essência que requer muita concentração, atenção, e o vínculo cognitivo, afetivo-emocional nas ações e no processo de aprendizagem escolar.
Como Thomas Huxley (1825-1895), dizia “O tabuleiro do jogo de xadrez é o mundo e as peças são os fenômenos do universo”, o ensino dos movimentos das peças do xadrez proporciona às crianças, a inclusão em um mundo fascinante e cheio de simbolismos e desafios lógicos. METODOLOGIA
O público alvo