Direito
Desde os primórdios, o traalho é taxado como uma forma de punição.
Grécia: Apesar de ser o bojo da “invenção” da democracia, este fato não infere nenhum adminículo de que o direito do trabalho também era utilizado com tanto afinco.
Roma: Utilizavam-se dos derrotados em guerra, como escravos, para fazer o trabalho braçal lá existente.
Feudalismo: pessoa vinculada à terra, ao feudo.
Após estes períodos surgiram os artíficies, que davam funções aos serviços (categorias). Na mesma epóca apareceram as Corporações de ofícios, posteriormente na Revolução Francesa foram coibidas. Tais corporações, detinham conhecimento (especialmente na construção civil), para poder diminuir os sabedores.
Criaram graduações (Mestres, e aprendizes). As pessoas despediam muitos recursos para poder entregar seus filhos a estas escolas. Quando um mestre falecia, aquele que casasse com a viúva poderia tornar-se o novo mestre.
Com a coibição de sua existência.
No tocante ao pensamento filosófico surgiu o pensamento:
-Liberalismo: Rei e Igreja comandavam, então se criou um pensamento revolucionário, ao ideal de que eles poderiam mandar sem qualquer vinculo com seu povo. Oligárquia começou a arrecadar bens e começou a questionar seus ideais.
Muito produto, pouca gente (baixa), Pouco produtos (aumenta valor); oferta e procura. Pensamento Filsófico: deveria, o povo, escolher, quem iria comandar, organizar. Evolução gigantesca, no tocante a emancipação do ser humano.
Industrialização e revolução Francesa: Se transforma o ceontito de trabalho em emprego. Marx, atribui o conceito de trabalho assalariado.
Tendo em vista o exôdo rural, a demanda de trabalho era inferior ao número de pessoas interessadas. Logo, industriários começaram a explorar os que se propusessem a trabalhar (jornadas de trabalho excessivas, falta de condições).
Por volta de 1800, começaram a surgir leisde “caráter” trabalhistas pois, diminuiram o mínimo de idade para trabalhar e a jornada