Politica na Grecia
Resumo do texto
Os gregos e a política
Os gregos sentiam-se superiores aos seus vizinhos orientais, pois possuíam um sistema de governo denominado democracia, neste sistema eles participavam das decisões que influenciava em toda sociedade.
Na cultura grega a política era base da educação, pois desde cedo era uma atividade praticada para provocar a reflexão , gerando uma grande literatura, também desde cedo os aristocratas estudavam leis, filosofia e a arte da oratória para realizar a vocação política decidida de berço.
Tudo que conhecemos sobre política partiu dos gregos.
A democracia ateniense
Os gregos são humanistas, o que para eles significava que o homem é um animal racional e que o significado da vida humana está no exercício da racionalidade. Como eles acreditavam que uns são mais racionais que outros esta distinção acabava por classificar os cidadãos gregos. Sendo assim, na cidade-Estado de Atenas nem todos os habitantes eram considerados cidadãos, somente se encaixavam nesta categoria os homens adultos, mulheres e escravos eram considerados menos racionais e por isso não possuíam o direito de desfrutar da vida política da cidade. ,Os homens que podiam participar desta vida política dividiam-se em dois grupos : Eclésia e Boulé.
A Eclésia era basicamente uma assembleia do povo, onde todos os cidadãos tinham o dever de assistir as sessões para discutir sobre os assuntos da cidade. A Eclésia contava com um presidente e com secretários que eram sorteados diariamente e era composta por cinquenta cidadãos. Já o Boulé , tratava-se de um conselho de 500 cidadãos escolhidos através de sorteio por suas tribos, destes 500 escolhidos forma-se um conselho mais íntimo a Pritania, que permanecia reunido em sessão durante a décima parte do ano, este conselho era composto por 50 representantes 05 de cada uma das 10 tribos.
Os gregos tinham orgulho de seguir a lei, independente da vaidade e desejo de poder de