Orientaçoes nutricionais
Controle do peso corporal, a escolha de um modelo nutricional adequado, redução do consumo de sódio e das gorduras saturadas, alem da moderação de álcool.
Apesar de muitas controvérsias, há evidencia deque muitos nutrientes presentes em alguns alimentos possam apresentar propriedades funcionais que contribuam para o controle tensional.
Huipertensao, dieta e estilo de vida.
As adequações de alimentação para preservação da saúde e de doenças. No contexto cardiovascular, e em especial no controle da hipertensão arterial(estilo alimentar).
Desafios: controle de peso, redução excessiva da ingestão de sódio e da redução, e do consumo de gorduras saturadas
Diretrizes brasileiras de hipertensão arterial.
Controle de peso corporal.
A relação aumento de peso e da pressão arterial é quase linear, sendo observada em adultos e adolescentes. A perda de peso e da circunferência abdominal, correlaciona-se com a reduções de pressão arterial e melhora das alterações metabólicas.
Assim as metas antropométricas a serem alcançadas são o índice de massa corporal, menor que 25 kg por m2 e a circunferência abdominal de 102 homem e 88 mulher. O sucesso desse tratamento depende da mudança comportamental, e da adesão de um plano alimentar saudável. Mesmo uma modesta perda de peso esta associada a reduções significativas de diminuição da pressão arterial em pessoas com sobrepeso.
A utilização de dietas radicais , como as ricas em carboidratos ou em gorduras deve ser desencorajada, pois elas não são sustentáveis ao longo prazo e resultam invariavelmente no abandono do tratamento.
O acompanhamento dos indivíduos após o emagrecimento deve ser estimulado com objetivo de evitar o reganho de peso.
Foi demonstrado que manter IMC abaixo de 25 preveniu em 40 % o desenvolvimento de hipertensão em mulheres.
O DASH padrão dietético rico em frutas, hortaliças, lactinios