Organização de Mercado e os Cartéis
A formação de Cartel seria um ajuste consolidado, normalmente de forma verbal (Levando-se em consideração que é uma atividade ilegal, age-se desta forma para não criar evidências que possam incriminar os participantes), entre competidores, visando a amarração de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação, podendo também através de ação coordenada entre os participantes do Cartel, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, para conseguir maiores lucros, trazendo prejuízo ao bem-estar do consumidor desses produtos ou serviços.
As Principais Características da formação de Cartéis são:
Padronização de Preços (combinação, acordo, conluio entre os concorrentes)
Monopólio de Empresas
Falta de Concorrência
Temos alguns casos confirmados de formação de Cartel no mercado brasileiro (exemplos são descritos nas reportagens abaixo anexados) este fato para o mercado é de extrema importância que um órgão regulador fosse criado para agir em casos como os descritos, o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) é a linha de defesa de maior importância em um mercado competitivo e de livre monopólio (Cartéis ). Ele é o órgão responsável por preservar o livre direito à concorrência no mercado nacional. O Conselho é responsável por fiscalizar, orientar, apurar e coibir abusos de poder econômico. O seu papel é de prevenir e repreender quaisquer práticas de mercado que possam representar formação de cartéis ou conluio entre concorrentes. Neste Cenário, não é possível a utilização da teoria dos jogos, uma vez que a utilização de tal técnica requer colaboração mutua de concorrentes, levando assim a criação de cartéis, cartéis estes que são proibidos por lei.
Não é possível a utilização da teoria dos jogos, uma vez que a utilização de tal técnica requer colaboração mutua de concorrentes, levando assim a criação de cartéis, cartéis estes que são proibidos por lei.
A formação de cartéis,