o ÍNDIO
A dieta sempre deve ser balanceada, considerando a duração do treino e a intensidade dos exercícios, segundo Tânia Rodrigues, especialista em consultoria para atletas.
ANTES
O preparo do atleta antes de uma competição deve ser rico em carboidrato.
Sugestões de alguns alimentos ricos em carboidrato e que tem fácil digestão: frutas, suco de frutas, biscoitos e pães. A água também deve ser consumida durante o período que antecede o treino ou a partida.
A refeição de véspera "deve ser composta por até 70% de carboidrato das calorias totais de nutrientes ingeridos. E no pré-jogo a grande refeição deve ser realizada cerca de 4 horas antes do jogo, pobre em fibras e gorduras, que retardam a digestão liberando o fluxo sanguíneo para os músculos”.
DURANTE
A hidratação deve ser realizada periodicamente durante a partida, além de suplementos e complementos alimentares.
APÓS
Logo após o treino (ou a partida), os estoques de carboidratos devem ser repostos, para que o glicogênio - energia que se deposita nos músculos - seja recuperado (integridade muscular).
O jogador também deve ofertar alimentos fontes de proteínas, para que o tecido muscular seja mantido. E para finalizar, mais uma vez, a água não pode faltar, para isto, ele deve esbanjar de líquidos após a partida!
Uma refeição completa ou lanches com alimentos ricos em carboidrato e proteína, minerais e as vitaminas também precisam ser consumidos, sugestões: pão com peito de peru ou massa mais uma carne, além das frutas e legumes para fornecer as vitaminas e minerais.
http://maisequilibrio.terra.com.br
www.educadorfisico.wordpress.com
www.portaleducacao.com.br