A globalização
A mundialização económica:
Os países sempre estabeleceram relações entre si, mas tudo começou talvez com o mercado mundial de especiarias na idade media. Contudo, as trocas intensificaram-se ao longo dos tempos e actualmente tudo circula. Tal como as matérias-primas, produtos, serviços, pessoas e capitais. O mundo cada vez mais está com as fronteiras abertas e mais interdependente. Esta criação de um mercado mundial intensificou-se a partir dos descobrimentos (sec. XV e XVI). Para que isso acontecesse deu-se vários processos.
O processo de europeização do mundo corresponde à influência da europa no mundo. Deu-se no período da colonização europeia dos territórios ocupados, associado aos Descobrimentos.
A 1ªRevoluçao industrial decorreu no sec. XVIII. Provocou a alterações significativas em bens, processos e em modelos organizativos no posicionamento das empresas dos países. O processo de inovação tecnológica caracterizou-se pela utilização das energias provenientes do carvão e do vapor e pela utilização da maquina a vapor e do teor mecânico. Com efeito dessa revolução, contribuiu para o desenvolvimento dos transportes e comunicações e assim permitiu a crescente internacionalização da europa.
A 2ª revolução industrial ocorreu a partir de 1887, período em que assistimos ao declínio do capitalismo. A 2ª revolução industrial caracteriza-se pela utilização da energia da electricidade e do petróleo e também pela utilização de inventos tais como: motor de explosão, o telefone e os corantes sintéticos ou o aço.
A 3ª revolução industrial ocorre durante a 2ªguerra mundial. Aqui caracteriza-se pela inovação tecnológica, o desenvolvimento informático, o avanço das telecomunicações e no