O valor do conhecimento
O Valor do Conhecimento
Instituto Teológico “Missionário Walter Estevão Gooband”
FTL - FACULDADE TEOLÓGICA DE LORENA
Outubro / 2007
O Valor do Conhecimento
Trabalho apresentado como avaliação da disciplina Filosofia
FILOSOFIA – Profª Helena
Instituto Teológico “Missionário Walter Estevão Gooband”
FTL - FACULDADE TEOLÓGICA DE LORENA
ÍNDICE
- Introdução 04
- Textos analisados 05
- Conclusão 07
- Bibliografia 08
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho busca mostrar a evolução do conhecimento ingênuo, que é o mesmo que conhecimento comum (mito), até o nascimento da Filosofia ou Conhecimento Racional, analisando textos bíblicos de modo prático.
A Filosofia ocupava-se com o desenvolvimento de raciocínios lógicos, tendo como finalidade desvendar as relações de causas e efeitos entre as coisas. O mito ou conhecimento ingênuo por outro lado, tem um conteúdo explicativo que não busca convencer a consciência racional do homem.
Entendemos, na leitura da matéria, que o nascimento da Filosofia ou conhecimento racional não provocou o desaparecimento do conhecimento ingênuo. Os próprios filósofos gregos compartilhavam crenças míticas e ao mesmo tempo desenvolviam o conhecimento racional.
Na Grécia antiga a Filosofia designava a totalidade do conhecimento racional, ou seja, os demais conhecimentos estavam contidos no estudo da própria Filosofia, hoje, no entanto, com a especialização do conhecimento científico, o antigo e vasto campo da Filosofia está mais restrito aos estudos da teoria do conhecimento, fundamentos do saber científico, lógica, política, ética, etc.
TEXTOS ANALISADOS: Os 4:6, I Co 14:20 e Ef 4:14
Os 4:6
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também