Riscos do asbesto
O asbesto é uma fibra natural encontrado em abundância na natureza, também conhecido como amianto, tem alta durabilidade, não pega fogo, não se destrói, é tão resistente quanto o aço e, mesmo sendo uma rocha, suas fibras podem ser trabalhadas, transformando-se em tecidos usados para roupas que suportam altas temperaturas, pois é um material incombustível.
Devido seu baixo custo e sua grande resistência foi muito usado na indústria em diversos tipos de materiais, são mais de 3.000 variedades os mais conhecidos são as telhas de cimento-amianto (Eternit), caixas d’água, painéis divisórios, placas de revestimento, lonas e pastilhas de freio, juntas automotivas, tecidos anti-chamas além de vários outros.
Só que o lado oposto dessa importante fibra é que ela é extremamente prejudicial à saúde daqueles que ficam expostos à ele, os problemas com asbesto surgem quando as fibras estão dispersas no ar e são inaladas, devido ao tamanho das fibras os pulmões não conseguem expeli-las.
Este material não afeta apenas os trabalhadores, mais também as esposas que lavam as roupas dos trabalhadores, filhos que são abraçados pelos pais com as roupas de trabalho contaminadas, os que moram vizinhos a estas fábricas e o consumidor que adquire produtos à base deste material ou que se expõe à poeira liberada por ele, cerca de 70% das pessoas expostas no trabalho adquirem doenças e 30% das expostas indiretamente também.
Não existe forma de evitar as doenças pois o material não pode ser destruído por nenhum agente, como calor, microorganismos, ácidos e quando ele entra no corpo humano seja por respiração ou ingestão, através de água, alimentos contaminados os nossos anticorpos não conseguem elimina-los, assim a fibra se acumular no pulmão e/ou tecidos. Para evitar novas contaminações é preciso que não se use mais matérias a base de amianto e substituindo os pque existem.
A maioria das doenças causadas pelo amianto não tem cura e algumas podem matar em curto prazo e outras