Asbestose
Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção.
O que é Asbestose?
É uma doença do trabalho ocupacional (Doenças ocupacionais são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido) de caráter insalubre e de alta periculosidade, provocada pela inalação de fibras de asbesto.
É considerado um material nocivo à saúde, principalmente por causar danos aos pulmões.
É uma doença pulmonar causada pela aspiração de pó de asbesto (amianto). Quando inaladas, as fibras de asbesto depositam-se profundamente nos pulmões, provocando a formação de cicatrizes. Quanto maior for o tempo de exposição às fibras de amianto, maior é o risco da doença. Os operários que trabalham prolongadamente com amianto, sem proteção adequada, por exemplo, correm alto risco de contraírem a doença. Os operários do setor de demolição, que trabalham em edifícios com isolamento que contém asbesto, também correm risco, embora menor.
É utilizado em várias aplicações, desde produção de caixas d’água e telhas de fibrocimento, na fabricação de lonas, pastilhas de freio e componentes de fricção, como isolante térmico em caldeiras.
A asbestose1 é uma doença pulmonar devido à aspiração do pó de amianto (também chamado asbesto), que causa fibrose2 e importantes restrições funcionais ao órgão. Quanto maior for o tempo de exposição às fibras de amianto, maior é o risco da doença. Os operários que trabalham prolongadamente com amianto, sem proteção adequada, por exemplo, correm alto risco de contraírem a doença.
1 HiDoctor Software Médico
HiDoctor Software Médico
Quais são as causas da Asbestose1?
A Asbestose1 se caracteriza por uma tentativa de cicatrização das lesões3 do