Asbestose
a asbestose é definida como uma fibrose intersticial difusa dos pulmões como consequência da exposição ao asbesto. As características clínicas tanto quanto histopatológicas da fibrose são semelhantes a outras causas de fibrose intersticial, excetuando-se o achado de fibras ou corpos de asbesto (CA) no tecido pulmonar, além das quantidades comumente encontradas na população em geral.
Asbestose, uma doença respiratória (pulmonar), causada pela aspiração do pó de amianto ou asbesto (nome comercial).
Primeiro caso registrado por médico inglês em 1907, pela morte de um trabalhador exposto ao agente químico em atividades de fiação. A comprovação anatomopatológica obtida na necropsia revelava a essência do processo pneumoconiótico, caracterizada pela presença de extensas áreas cicatriciais nos pulmões.
.
Coube ao epidemiologista britânico Richard Doll, em
1955, estabelecer definitivamente a associação causal entre a exposição ocupacional ao asbesto e câncer de pulmão ao potencial carcinogênico, ou seja, à capacidade produzir câncer de pulmão.
Com efeito, um dos mais elevados riscos de adquirir câncer de pulmão relacionado com o asbesto-crisotila foi observado e estudado em trabalhadores de produção de tecidos de asbesto.
Causa
A asbestose se caracteriza por uma tentativa de cicatrização das lesões do pulmão causadas pela inalação do asbesto.
Quando inalado as fibras do agente químico se aderem profundamente ao tecido pulmonar, causando cicatrizes (fibroses), com o decorrer dos anos causa depressão do aparelho respiratório.
Normas
NR 04, as empresas privadas e públicas, os órgãos públicos de administração direta e indireta e dos poderes
Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas-CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local