Asbestose
A asbestose é uma doença pulmonar devido à aspiração do pó de amianto (também denominado asbesto), que causa fibrose e importantes restrições funcionais ao órgão. Quanto maior for o tempo de exposição às fibras de amianto, maior é o risco da doença. Os operários que trabalham prolongadamente com amianto, sem proteção adequada, por exemplo, correm alto risco de contraírem a doença.
Em tempos remotos, Heródoto já havia descrito alta mortalidade causada por uma doença pulmonar em escravos incumbidos de filar e tecer mortalhas de amianto. Já a primeira descrição científica dessa enfermidade, foi feita em 1899 por Murray; todavia, a comunidade científica deu pouca atenção a ele, sendo que apenas a partir de 1930 o grave risco dessa doença foi conhecido, havendo um número crescente de casos de asbestose em países industrializados.
Em geral leva de 15 a 25 anos para se manifestar, mas pode ocorrer antes, caso se tenha tido uma exposição a grandes quantidades de poeira.
Substância responsável
A substância responsável é o amianto, também conhecido como asbesto.
O amianto é composto por silicato de mineral fibroso de composição química diversa.
Também usado para a designação comercial genérica para a variedade fibrosa de seis minerais de ocorrência natural e utilizada em vários produtos .
Os seis minerais considerados asbestiformes são : crisó- lito, crocidolite, amosite, antofilite, tremolite e actinolite.
O amianto ou asbestose é um mineral usado como matéria-prima na maioria das indústrias para a produção de telhas, caixas d’agua e até em roupas especiais, pastilhas de freio, termoplásticos e em tintas está presente em mais de 70% das residências brasileiras.
Sintomas e prevenção
- Sintomas Dor no peito
• tosse
• falta de ar quando se faz esforço (vai piorando lentamente ao longo do tempo)
• aperto no peito
Outros possíveis sintomas incluem:
• hipocratismo digital
• anormalidades nas unhas
- Prevenção
Evitar ou diminuir