estaleiro de obras
A presente introdução refere-se ao projecto de estaleiro de obras que visa em demostrar como são distribuídos alguns critérios de um estaleiro de obra com a finalidade de apresentar aos caros leitores como é constituído um estaleiro no ramo da construção civil.
Para isso tive que recorrer ao estudo de diversos trabalhos e publicações desta natureza que me ajudaram a definir a sua estruturação e o seu conteúdo.
Notas: No esquema em planta, expos a solução por me estudada, e que me parece ser a mais adequada à execução desta obra. Outras opções poderiam ser tomadas, nomeadamente no que se refere às zonas de circulação e às zonas de entrada na obra
Página 7
1. Estaleiro Quanto aos Seus Tipos:
No ramo da construção civil tem-se notado em grandes obras que existem, quanto as variações e inúmeros tipos de estaleiro entre os mais destacados são:
Estaleiro central e estaleiro Local.
1.1.Estaleiro Central– é o estaleiro onde se localizam as instalações e os equipamentos de utilização geral (que servem as diversas obras que a empresa realiza), tais como centrais de fabrico de betão e oficinas especializadas de serralharia e de carpintaria; normalmente localiza-se num terreno que é propriedade da empresa de construção.
1.2.Estaleiro Local– é o estaleiro que serve uma obra e nele se localizam os componentes necessários à satisfação das exigências de execução da obra; o estaleiro da obra localiza-se, geralmente, no terreno do dono da obra mas também pode ocupar terrenos limítrofes públicos ou privados (havendo, nestes casos, que proceder às diligências necessárias para a sua ocupação). Notas: No esquema em planta, expos a solução por me estudada, e que me parece ser a mais adequada à execução desta obra. Outras opções poderiam ser tomadas, nomeadamente no que se refere às zonas de circulação e às zonas de entrada na obra
Página 8
2. PROJECTO DO ESTALEIRO
2.1.