Elementos constituintes de um estaleiro
Estaleiro de obra
O estaleiro é o espaço físico onde são implementadas as instalações fixas de apoio à execução de obras, implantados os equipamentos auxiliares de apoio e instaladas as infraestruturas provisórias: água, esgotos, eletricidade. O estaleiro tem a finalidade de tornar possível a execução de uma obra no prazo previsto e nas melhores condições técnicas e económicas, assegurando um determinado nível de qualidade e de segurança e minimizando o custo.
Na construção distinguem-se dois tipos de estaleiro: moveis e fixos :
* O estaleiro fixo é implementando normalmente num terreno que é propriedade da empresa de construção. Nele se localizam as instalações e equipamentos de utilização geral, como sejam as oficinas especializadas (carpintaria, serralharia), podendo também ai instalar-se centrais de fabrico de betão, de corte e dobragem de armaduras entre outras; * O estaleiro móvel, ou estaleiro de obra, é aquele que serve de apoio à execução de uma determinada obra. Nele se instalam todos os elementos que as características da obra a executar exigem. É um estaleiro que ocupa, em regra, terrenos pertencentes ao Dono da Obra ou outros nas proximidades, sejam privados ou públicos (como por exemplo a ocupação da via pública).
O projeto do Estaleiro de obra
Em obras de relativa importância, elabora-se um projeto de estaleiro, propondo-se identificar os elementos a instalar no estaleiro da obra. Organiza-se de forma a otimizar a operacionalidade dos mesmos, reduzindo ao mínimo os percursos internos, quer dos operários quer dos materiais e equipamentos de apoio.
A organização do estaleiro é uma forma de permitir a execução da obra nas melhores condições de prazos, custo, qualidade e segurança. Qualquer que seja a importância do estaleiro é sempre necessário prever uma instalação e organização que depende do equipamento a utilizar, das características da